O desempenho de matemática dos estudantes brasileiros é um sério problema de educação no país e uma das razões pelo desestimulo a procura por cursos de ciências exatas. O ICMC-USP pode dar uma relevante contribuição ao ensino de matemática aos jovens de ensino médio de São Carlos pois possuiu docentes altamente capacitados dedicados à educação matemática.
O trabalho do Prof. Seiji Isotani é um exemplo da contribuição que o ICMC pode dar para a melhoria do desempenho em matemática dos nossos jovens. O Prof. Seiji tem intercâmbio com a IEEE Education Society para a criação de um centro de computação aplicada à educação matemática. As atividades educacionais de ensino de matemática do CISC-USP SC serão um laboratório para implementação de novas propostas de ensino.
O ensino de matemática com modernas tecnologias através dessas instalações poderá motivar os professores das escolas públicas ao uso dessas tecnologias com grande impacto no interesse e desempenho em matemática dos estudantes de ensno médio. São objetivos do ensino de matemática:
a) Montar um laboratório de estudo e pesquisa onde será possível testar novas aplicações computacionais e abordagens pedagógicas.
b) Divulgar o uso da tecnologia no ensino de matemática e motivar as crianças/jovens a seguir uma carreira de exatas.
c) Gerar produtos a partir das aplicações bem sucedidas no laboratório para que possam ser distribuídos e utilizados nas escolas fora do centro de inclusão.
Coordenação
Prof. Dr. Seiji Isotani (ICMC-USP)
Parceiro Educacional: ICMC-USP
Trigênias: Filhas de agricultores do ES se tornam campeãs de matemática
Jornal Folha de São Paulo / 15Jul15
FUVEST 2015: Desmistificando a matemática e suas infinitas possibilidades
Boletim Informativo do Campus USP de São Carlos / 04Set14
Estudantes do Brasil têm pior desempenho em matemática, diz estudo
Jornal Folha de São Paulo / 07Dez14
Articulação entre teatro e matemática ajuda o aprendizado
Agência USP de Notícias / 28Jun12
História da matemática: conhecer para ensinar
Eventos USP / 11Abr12
Do sabão à marcenaria, a matemática para emancipação social
Agência USP de Notícias / 11Abr12
Em apenas 35 cidades do País mais da metade dos alunos sabe matemática
Jornal o Estado de São Paulo / 07Fev12
Por uma melhor aprendizagem da matemática, da sala de aula ao dia-a-dia
Eventos USP / 11Abr12
58% dos alunos saem do Ensino Médio sem saber matemática em SP
Jornal Folha de São Paulo / 07Mar2012
Matemática patina onde há mais procura
Jornal o Estado de São Paulo / 15Ago11
O ensino de matemática
Jornal o Estado de São Paulo / 10Ago11
iGeom: Geometria Interativa no ensino de Matemática – Entrevista com Seiji Isotani
YouTube / 21Jun11
Por que somos tão ruins em matemática
Jornal o Estado de São Paulo / 10Jun11
Softwares facilitam aprendizagem do aluno
Jornal o Estado de São Paulo / 06Jun11
Docente do ICMC desenvolve softwares para o aprendizado de matemática
Boletim Informativo do Campus USP de São Carlos / 02Maio11