O ensino de Física, especialmente como disciplina escolar, muitas vezes se restringe a matematização e a conteúdos presentes nas avaliações institucionais ou vestibulares. Entre os fatores que levam a este cenário estão a estrutura física das escolas e a formação dos professores que ministram a disciplina. Este projeto visa promover um curso de física conceitual e experimental voltado a estudantes de Escolas Estaduais Públicas de São Carlos e Ibaté.

Na parceria com o CIS-USP SC, serão utilizados os Laboratórios de Ensino de Física e a Sala do Conhecimento do IFSC – USP. Nestes espaços os alunos são submetidos à situações fenomenológicas que ilustrem a aplicação da Física à tecnologia e ao cotidiano. Os jovens utilizam equipamentos e realizam experimentos aplicados aos cursos de graduação, porém compatibilizados com os conteúdos escolares da educação básica.

Com isto, pretende-se munir os participantes de:

a) ferramentas conceituais que possibilitem a tomada de decisões e o exercício da cidadania por meio do conhecimento da ciência;
b) aproximá-los do ambiente acadêmico universitário, desmistificando e motivando a carreira científica.

Coordenadores: Prof. Dr. João Navarro Soares Jr. (EESC-USP) / Profs. Herbert Alexandre João (IFSC-USP)
Monitor USP: Eric Guilherme Escovar (Graduando em Engenharia Elétrica)

Público Alvo: alunos de Escolas Públicas Estaduais de São Carlos e Ibaté com idade igual ou maior que 14 anos.
Local: Campus USP de São Carlos – Área 1 - Instituto de Física de São Carlos – USP, Prédio do Laboratório de Ensino de Física – Laboratório 305 ( Localização / Mapa)

Parceiros Educacionais

Programa PUB-USP Edital 2019 - 2020