A inclusão digital é uma estratégia de todo Estado moderno e mundialmente reconhecida como essencial na educação de qualquer indivíduo em qualquer país. A Fundação Bradesco se associou em 2003 a Intel na implementação de um programa de inclusão digital que utiliza a pedagogia Intel Aprender.
Essa pedagogia utiliza dois módulos de ensino (Módulo 1 – Tecnologia e Comunidade e Módulo 2 – Tecnologia no Trabalho) e esta sendo utilizada em São Carlos em projeto de inclusão digital (InClube) sob a coordenação, desde 2003, do Prof. José Marcos Alves da EESC. Este projeto na Igreja de São Nicolau de Flüe (Vila Carmem, São Carlos) tem como parceiros educacionais a Fundação Bradesco, a Intel, a Microsoft e a Fundação Educacional de São Carlos (FESC) da Prefeitura Municipal.
O projeto foi inaugurado em 2006 e atende à crianças e jovens de baixa renda que vivem nos bairros próximos a Igreja. Os recursos financeiros são de emendas parlamentares de vereadores de São Carlos. O InClube é um dos Centros de Inclusão Digital da Prefeitura Municipal de São Carlos. A experiência adquirida neste projeto será utilizada na atividade de inclusão digital do CIS-USP SC
Coordenação
Prof. Dr. José Marcos Alves (EESC-USP)
Parceiro Educacional: EESC-USP
Inclusão digital deve ser um direito fundamental
Agência USP de Notícias / 11Set13
O poder nas mãos de quem domina tecnologia e internet
Consultor Jurídico / 11Set11
Inclusão digital deve ser um direito fundamental
Informativo da Federação das Indústrias do Ceará / 27Jun11